A gruta que vemos na entrada da igreja é uma representação do local onde Nossa Senhora apareceu para uma garota de 14 anos na cidade de Lourdes na França , no ano de 1858. A Gruta de Massabielle, que ficava numa zona afastada da cidade, era utilizado pelos porcos para se abrigarem, mas a partir do dia 11 de fevereiro de 1858, dia da primeira aparição, se tornou um lugar de oração, reunião e devoção. 

Nessa manhã, Bernadette Soubirous, filha de um empregado do Moinho Boly, ouviu um ruído como se fosse uma rajada de vento, ao olhar para a gruta, viu uma jovem vestida de branco, com uma faixa azul na cintura, uma rosa amarela em cada pé e um rosário nos braços. Era a Virgem Maria. Deste dia até o dia 16 de julho de 1858, Bernadette teve 18 encontros com Ela nessa gruta.


Gruta construída no interior da Igreja de Santa Gertrudes - séc. XIX


A Virgem se apresentou a ela como "A Imaculada Concepção" e foram essas palavras que chamaram a atenção das autoridades eclesiásticas , como poderia 

uma garota tão simples saber essa expressão? À cada aparição mais e mais pessoas acompanhavam Bernadette, até que em uma delas uma prova foi pedida, dia 25 de fevereiro, a Virgem então apontou para um local da gruta e disse, "Vá, beba dessa fonte e se lave nela". Bernadette começou a cavar no local, mas não havia água, só terra e ela começou a "beber" aquela terra; nesse momento as autoridades a carregaram para longe, porém, a fonte começou a jorrar e Bernadette se livrou de ser presa. À noite, um casal se aproximou da fonte com um garoto de colo que estava praticamente morto e ao banhá-lo na água, o bebê começou a chorar e "renasceu". Foi a primeira graça alcançada por alguém que visitou a gruta. Bernadette Soubirous recebeu o Hábito Religioso das Irmãs da Caridade de Nevers e o nome de Irmã Marie-Bernard. Faleceu na Quarta-feira de Cinzas de 1879, foi beatificada em 14/06/1925 e finalmente canonizada em 08/12/1933 pelo Papa Pio XI.

Há uma curiosidade sobre Santa Bernadette Soubirous, ela foi a primeira santa da qual se tem uma fotografia. No dia da última aparição, 10 000 pessoas foram até a gruta, hoje cerca de 5 milhões de pessoas visitam o lugar, entre peregrinos e turistas. Na gruta, há uma estátua da Virgem e no pedestal se lê, no dialeto de Lourdes, "Que soy era Immaculada Conceptiou". No solo, à esquerda, uma pedra marca o ponto exato onde Bernadette rezou. Ao fundo, se vê a fonte descoberta por Bernadette que agora foi canalizada para torneiras e banheiras. Dentro da gruta, atrás do altar há uma caixa onde as pessoas fazem seus pedidos e à esquerda, estão pendurados objetos que representam as graças recebidas. Os peregrinos, ao chegar em Massabielle, beijam ou colocam a mão na rocha da gruta, demonstrando assim sua fé em Deus, que é a rocha, rocha na qual todos podem descansar e construir suas vidas. Eles também bebem da água, dessa forma respondendo ao pedido feito pela virgem; e como Bernadette, acendem uma vela ao fazer o pedido e depois a deixam para prolongar a oração.

Gruta construída no interior da Igreja de Santa Gertrudes - séc. XIX